quinta-feira, 4 de fevereiro de 2016

Zika: porquê o Brasil ?

.
















O vírus Zika está-se a tornar numa verdadeira psicose no Brasil e um pouco por toda a América do Sul. Psicose essa que pouco a pouco se estende ao mundo inteiro. Já se fala de transmissão através de relações sexuais ou de transfusões sanguíneas. 










Mais um pânico...


Estamos perante mais um alerta mundial da OMS, semelhante ao da famosa gripe das aves que não passou de um sucesso comercial para promoção das vacinas, de uma forma de medo para as populações e da destruição das economias de vários países do sudeste asiático com a incineração de milhões de frangos e patos.


Desta vez, em vez das aves, temos os mosquitos. Bem pensado, porque os mosquitos são pequenos, quase invisíveis, porque estão por tudo lado com predomínio nas zonas quentes e porque são muito espertos, alguns dos quais geneticamente modificados.


Como o Dengue estava a ser um problema grave no Brasil, vais-se lá saber porquê no Brasil, a empresa Oxitec instalada nesse país uma empresa patrocinada pela fundação Bill Gates, que decidiu modificar geneticamente mosquitos machos estéreis que teoricamente se iriam copular com mosquitos fêmeas para as tornar  não reprodutíveis.


Boa ideia, esses mosquitos iriam copular com fêmeas selvagens e assim acabava o Dengue. Foram assim libertados milhões de mosquitos geneticamente modificados, sobretudo na região Nordeste do Brasil. 


Não só o Dengue não regrediu, como aumentou inexplicavelmente nessa mesma região, o número de casos do vírus Zika de que ninguém tinha ouvido falar.


O pânico está instalado, outros países da América do Sul também estão a ser atingidos. A Europa, os Estados Unidos, o mundo está em pânico. Temos uma nova pandemia a nível mundial. Tenham medo, muito medo, a doença tem dimensão mundial.


Está na hora de medidas de higiene e limpeza, de restrições de viajantes, de controles sanitários; está na altura de termos medo, muito medo.


Mas felizmente, a fundação Rockfeller, quando apareceu pela primeira vez este vírus no Uganda em 1947, teve o cuidado de em 1952 criar e patentear uma vacina, para mais tarde, nunca se sabe, poder combater estes malditos mosquitos.








Alguns dados...


O vírus Zika é transmitido pelo mesmos mosquitos que provoca o Dengue:  aedes aegypti e aedes albopictus. O Brasil teve três vezes mais casos de Dengue em 2015 do que em 2014.


No Brasil, o número de casos de microcefalia passou de 140 em 2014 para mais de 4 000 em 2015. Este número coincide com o aumento exponencial de casos de doença provocado pelo vírus Zika.


Existe uma grande incerteza quanto ao número exacto de casos, dado que mais de 80% de casos são assintomáticos.
 

As mulheres de raça negra são as mais atingidas no Brasil, em comparação com as de raça branca. O facto das condições sanitárias serem mais deficientes na raça negra podem explicar essa diferença. No entanto, o alarme de evitar as gravidezes promove o privilégio de serem as mulheres de raça branca as que podem engravidar.


O Brasil estava-se a tornar num país incomodo, tinha um crescimento acima dos países em via de desenvolvimento e pertencia ao Estados pária que queriam sair da norma. Por outro lado vai estar na ribalta, vai acolher  os Jogos Olímpicos em 2016.







.




3 comentários:

  1. Desmistificando o zéka, Zika:
    http://inacreditavel.com.br/wp/as-verdadeiras-causas-da-microcefalia-em-recem-nascidos-sao-obvias/

    ResponderEliminar
  2. Uma revisão ortográfica não faria mal...

    ResponderEliminar
  3. E bom lembrar que a experiência com mosquito transgênico foi realizada na África também.

    ResponderEliminar