terça-feira, 4 de outubro de 2011

Banca americana: a bomba relógio do mercado de derivados

.



Sabemos que o sistema bancário inventou (literalmente) o papel. Qual papel? Lixo, nada mais do que isso. São assets tóxicos, derivados sem valor, instrumentos financeiros atrás dos quais existe apenas o vazio. Não são uma riqueza, pelo contrário: são perigosos, são os alicerces acima dos quais foi construída a crise começada em 2008 e ainda não acabada.







O problema são as dívidas públicas dos Estados?
Sim, com certeza.



Os Estados Unidos têm uma dívida pública de 14,5 triliões de Dólares.


O Produto Interno Bruto do planeta é de 62 triliões de Dólares.


JPMorgan Chase, banco privado, sozinha tem 78 triliões de Dólares em produtos derivativos.



O último relatório trimestral do Office of the Currency Controller acabou de sair e, de form aclara, apresenta a situação: os maiores 4 bancos dos Estados Unidos estão mergulhados (mas seria melhor dizer "afogados") num oceano de papel que eles chamam "produtos financeiros derivativos" ou assets, mas que na realidade são papel sem valor.





Dos 250 triliões de Dólares em valor nominal bruto em contratos derivativos (incluídos Interest Rate, FX, Contratti Equity, Commodity e CDS), dos 25 maiores bancos comerciais, 4 bancos detêm 94.4%.



JPMorgan Chase 78 triliões de Dólares


CitiBank 56 triliões de Dólares


Bank of America 53 triliões de Dólares


Goldman Sachs 48 triliões de Dólares.



Mas o risco está a aumentar cada vez mais pois, para poder obter lucros, estes bancos são obrigados a arriscar cada vez mais. Moral: a exposição cresceu 5.3 triliões de Dólares ao longo do primeiro trimestre deste ano.




E em caso de falência? Ninguém "cobre" estes derivativos? Afinal houve bancos que emitiram estes contratos e alguém terá de responsabilizar-se.

Em teoria.

Na prática o caso Lehman (o banco falido em 2008) ensina-nos que por cada Dólar de contrato será muito se recuperar 20 cêntimos. No caso Lehman houve um banco em dificuldades e nem era o maior: podemos imaginar o resultado caso haja mais do que um banco em dificuldade. Ou um dos Big Four.



 
 
Texto de: http://informacaoincorrecta.blogspot.com/2011/10/o-oceano-de-papel.html
 
Fonte: http://www.zerohedge.com/news/five-banks-account-96-250-trillion-outstanding-derivative-exposure-morgan-stanley-sitting-fx-de
 
.

2 comentários:

  1. Atenção aos erros ortográficos, que é das pior coisas num blog.

    "...São assets tóxicos, derivados sem valore, ...

    ResponderEliminar
  2. "das pior coisas"

    A eterna valorização do formato em detrimento do conteúdo. Por este último, vou divulgar este blog.

    ResponderEliminar