quarta-feira, 13 de abril de 2011

Costa do Marfim: a guerra do cacao continua...

.





A Costa do Marfim está em plena guerra civil.

No meio da polémica estão: Laurent Gbagbo, o presidente que não quer sair, e Alassane Ouattara, o presidente que a ONU e os seus representantes dizem ter ganho as eleições.






Várias considerações e "coincidências":




- Antes de mais, lembrar que a ONU não é só por si garante de imparcialidade. Dada ser uma organização dominada pelos interesses dos Estados Unidos e das suas grandes multinacionais, vai sempre defender estes lobbies. 




- O presidente cessante, Laurent Gbagbo, já tinha mostrado a sua intenção em nacionalizar a produção e comercialização do cacau, sendo a Costa do Marfim principal produtor mundial.




- A empresa Armajo, que controla a produção de cacao na Costa do Marfim é a principal fornecedora de ADM. 

 - Anthony Ward é o CEO de Armajo.

- Anthony Ward é bem conhecido no mundo dos negócios por ter sido o autor de várias especulações no mercado do cacao. Anthony Ward tem uma vida recheada de peripécias: já pertenceu aos serviços secretos britânicos MI 5 e já foi autor de várias tentativas de desestabilizações politicas e militares na Costa do Marfim e até na Venezuela contra Chavez. 

- O padrasto de Anthony Ward é...Alassane Ouattara.


- A actual mulher de Alassane Ouattara é judia, o casamento civil realizou-se em Neuilly-sur-Seine pelo então presidente da junta, Nicolas Sarkozy, actual presidente francês.


- A França tem sido um dos principais interveniente na guerra civil da Costa do Marfim, tendo as tropas francesas contribuido para a captura de Laurent Gbagbo.



- Alassane Ouattara, diz-se muçulmano, mas estudou nos Estados Unidos e foi director  de, nem mais nem menos, do FMI para os assuntos aficanos.




- Uma das condições do FMI para mais uma fatia de "ajuda" financeira à Costa do Marfim é o mercado do cacao permanecer privado, para as multinacionais americanas continuarem a explorar o país, estando fora de questão qualquer nacionalização.




- Alassane Ouattara foi o responsável por duas guerras anteriores, sem as quais os preço do cacao não teriam subido, garantindo assim lucros invejáveis a Armajo.



- Loïc Folloroux é o responsável de direcção de Afrique Armajo, este é filho de Dominique Nouvian segunda mulher de...Alassane Ouattara.


Como o mundo é pequeno...




Ver também: http://octopedia.blogspot.com/2011/01/guerra-do-cacau.html





.

Sem comentários:

Enviar um comentário