sexta-feira, 4 de março de 2011

Dia 15 Março é dia "Z" (Zeitgeist)

.


O dia 15 de Março é o dia "Z" ou dia Zeitgeist, neste dia vão ser realizados vários eventos locais em todo o mundo. Com um misto de utopia e lucidez, o que é na realidade o movimento Zeitgeist?


O movimento Zeitgeist diz ter mais de 400 mil membros em todo o mundo, em Portugal serão cerca de 1500.


O Movimento Zeitgeist é o braço activista do Projecto Vénus. Desenvolvido pelo engenheiro social e designer industrial Jacque Fresco, o projecto advoga a aplicação do método científico nas questões sociais e ambientais. Não é um movimento político. Não reconhece nações, governos, raças, religiões, credos ou classes.


O Movimento Zeitgeist tem o seu nome tirado dos documentários produzidos, escritos e narrados por Peter Joseph disponíveis na "internet". Zeitgeist, o Filme (nome original: "Zeitgeist, Official Release"), estreou em 2007 e a sequela, Zeitgeist: Addendum, estreou em 2008. Um terceiro filme Zeitgeist: Moving Forward, vai estreiar em Janeiro de 2011.



Zeitgeist (2007)

"Zeitgeist" é um polémico documentário amador ramificado em três partes distintas. O título surge de um termo alemão que significa "Espírito do Tempo", e que é atribuído segundo alguns dos maiores filósofos alemães ao avanço intelectual e cultural do mundo, numa determinada época. Realizado, produzido e escrito pelo anónimo Peter Joseph, "Zeitgeist" foi lançado pela primeira vez no serviço Google Video, em Junho de 2007, tornando-se em poucas semanas o filme mais visto de sempre alojado nos servidores da Google (8 Milhões no final de Novembro, sendo que foi retirada desde dessa altura o contador, ninguém sabe bem porquê). Tal fama levou a que Peter Joseph fosse convidado pelos responsáveis do "4th Annual Artivist Film Festival & Artivist Awards" a apresentar a sua controversa obra caseira ao circuito cinematográfico.


Temos então uma primeira parte intitulada "The Greatest Story Ever Told". Esta investiga e analisa aquela que o autor considera ser a maior encenação da história da humanidade: a existência de um Cristo e as religiões em si. Defende o realizador que Jesus é um figura híbrida astrológica, mitológica e literária, baseada numa lenda criada por uma civilização bastante anterior ao "ano 0" e que, desde essa altura, foi adaptada e remodelada consoante a época e as necessidades de controlo social dos mais diversos povos.

Depois deste embate de factos e pesquisas sociais, somos bombardeados com uma fase intermédia que defende aquela que é a conspiração rainha deste novo milénio: os atentados terroristas do 11 de Setembro, numa peça denominada "All the World is a Stage". Entre demolições controladas, aviões invisíveis e declarações de seguranças que viram as cassetes de vigilância antes de elas serem todas confiscadas pelo FBI, temos aqui um complemento interessante ao mais do que célebre "9/11: Loose Changes".


Para terminar, uma abordagem arriscada e refrescante à dominação mundial por parte dos sistemas bancários impostos nas sociedades modernas, com especial destaque para os Estados Unidos, com uma conspiração bem montada que envolve a Reserva Federal, a família Rockefeller, duas Guerras Mundiais, o Iraque, o Vietname e até a Venezuela. Este capítulo denomina-se "Don't Mind The Men Behind The Curtain" e serve de machadada final à teoria que Peter Joseph apresenta no ínicio de "Zeitgeist": somos umas marionetas neste mundo e não nos importamos com isso.



http://cinemanotebook.blogspot.com/2008/01/zeitgeist-2007.html

Vídeo Online Legendado em Português: Google Videos
Site Oficial com Links para Download:
ZeitgeistMovie.Com

2 comentários:

  1. http://www.henrymakow.com/global_tyranny_moving_forward.html

    ResponderEliminar
  2. Recomendo a leitura sobre este tema:

    http://www.thenewamerican.com/index.php/world-mainmenu-26/north-america-mainmenu-36/6640-zeitgeist-and-the-venus-project

    Também eu inicialmente achei interessante o documentário zeitgeist, mas investigação mais aprofundada, reela ter sido uma boa armadilha.

    ResponderEliminar