segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Vacina sazonal: aumenta o risco de contrair a gripe A !




O governo do Canadá decidiu que a vacina contra a gripe sazonal, este ano, não deverá ser administrada para já, durante o outono, mas talvez mais tarde.


Duas razões para esta decisão: dar prioridade a vacinação contra a gripe A, e aguardar o esclarecimentos de um estudo, que mostra que os doentes que receberam, em anos anteriores a vacina sazonal, têem duas vezes mais hipóteses de apanhar a gripe A!





A vacina contra a gripe sazonal, aumentará o risco de contrair a gripe A!



A Canadá já decidiu não utilizar a vacina contra a gripe sazonal este autono. Se a sua administração vier a acontecer, será mais tarde, depois da da gripe A.


Um estudo recente, realizado em mais de 2000 pessoas, pelos Drs. Danuta Skowronski e Gaston de Serres, no Canada, revelou que as pessoas que tinham sido vacinadas nos anos anteriores contra a gripe sazonal, contrairam duas vezes mais a gripe A, do que as que não tinham recebido qualquer vacina.


Este estudo, ainda não publicado, suscita alguma apreensão e muitas dúvidas. O Centre de Controle e Prevenção de Doenças dos USA, já pediu todos os dados deste estudo afim de ser analizado, e diz não ter encontrado a mesma incidência nos Estados Unidos.


Ainda não existe qualquer explicação válida para tel fenómeno.




A vacina sazonal para quê?




Esta questão é pertinente, senão vejamos:




Dados sobre os virus da gripe que circulavam em França, entre o dia 1 de maio e o dia 31 de agosto de 2009, davam conta do seguinte:


980 virus da gripe A (H1N1 2009) = 91%

33 virus sazonais da gripe tipo A H1N1 = 3%

48 virus sazonais da gripe tipo A H3N2 = 4,5%

17 virus tipo B = 1,6%



A vacina sazonal 2009-2010 contra a gripe contêm as seguintes estirpes:


uma virus do tipo A/Bribane/59/2007 (H1N1)

uma virus do tipo A/Bribane/10/2007 (H3N2)

uma virus do tipo B/Bribane/60/2008



Portanto, na melhor das hipóteses, a vacina sazonal deste ano, cobre apenas 9% dos tipos de virus em circulação em França. Dados muito semelhantes aos outros países europeus.


Podemos concluir, que esta vacina terá muito pouco interresse na gripe sazonal deste inverno 2009-2010.




Vacina contra a gripe A: um risco que ninguém quer assumir...








Na austrália, as companhias de seguros, recusam fazer qualquer seguro de cobertura de riscos aos médicos que irão administrar a vacina da gripe A. Evocam que a vacina ainda está mal estudada e que a sua administração em massa através de um fraco para várias doses pode induzir infecções secundárias.


Do seu lado, governo do Canadá, ainda não se pronunciou se as pessoas que possam vir a sofrer de efeitos graves após a vacinação contra a gripe A, podem ou não processar os produtores das vacinas.


Nos Estados Unidos, o governo publicou um texto que protege os laboratórios produtores das vacinas contra qualquer processo judicial. Foi acordada a imunidade moral e física a todos os niveis, seja na preparação, nos testes, na produção, na distribuição, na prescrição, na administração e na utilização da vacina contra a gripe A.


Espantoso, não? Se a vacina é segura, porquê tantas precauções?









1 comentário:

  1. Não há atualizaçao para essa noticia? É que o povo esta colocando nos blogs como se fosse nova e nem naquela época ainda havia sido publicado algo.

    ResponderEliminar