quinta-feira, 18 de junho de 2009

Eleições no Iran e manipulação....mediática.

Os iranianos mal tinham acabado de votar, ainda os resultados oficiais não tinham saído, e as televisões ocidentais mostravam manifestações "expontâneas" de opositores ao actual presidente Ahmadinejad. A imprensa falava de fraude eleitoral. E se os resultados fossem mesmo os divulgados pelas entidades iranianas? Quem manipula a oposição? Quem beneficia com a imagem do actual Irão que nos querem vender?





O Irão um país rico em petróleo, onde a população vive na pobreza.



Apesar de ser o 4º maior produtor de pretróleo do mundo e de ter a 2ª maior reserva mundial de gás, o Iran é um país pobre, onde a maior parte da sua população vive na miséria. Apesar de tudo, nos últimos 4 anos o seu PIB duplicou, passando de 222 para 442 mil mihões de Dólares, e na mesma proporção o PIB por habitante, segundo dados do FMI.



http://www.interex.fr/fr/fiches-pays/iran/indicateurs-economiques




Uma das razões da popularidade de Ahmadinejad, foi o ter destribuido parte dos beneficios petroliferos às camadas mais pobres, no interior do país.



http://www.lepoint.fr/actualites-monde/2009-06-13/iran-ahmadinejad-les-raisons-d-une-victoire/924/0/352312




Com a baixa recente do preço do petróleo e com estructuras económicas pouco diversificadas, o país está a entrar pouco a pouco numa crise grave, com taxas de inflação anuais de 40% e números de desemprego da mesma ordem.



Paralelamente, desenvolveu-se uma classe média-alta nas grandes cidades, sobretodo na capital Teerão. São estes, que juntamente com uma parte importante das camadas mais jovens, apoiaram Moussavi, o candidato directo do actual presidente.



http://www.agoravox.fr/tribune-libre/article/a-quoi-joue-mir-hossein-moussavi-57777





Qualquer que seja o presidente, temos de ter en consideração que o poder está nas mão do Guia Supremo, o Ayatollah Khamenei, ele é que nomea os membros do Conselho de Guardiães. Nem as Forças Armadas, nem a Justiça, por exemplo, estão nas mãos do presidente.






Afinal, quem ganhou as eleições presidenciais?



Segundo os dados oficiais, a taxa de participação terá sido de 85%, que a ser verdade, faria corar qualquer democracia ocidental. O actual presidente Ahmadinejad terá tido 64% dos votos, Moussavi metade.




Claro, que uma fraude é sempre possível, se bem que parece difícil uma tal manipulação, quando sabemos que a única sondagem independente de Ken Ballen (do Center for Public Opinion, sem fins lucrativos) e de Patrick Doherty (do New Amerrica Foundation, também sem fins lucrativos) dizem exactamente o contrário do que é propagandeado nos "media" oficiais. As amostras foram de todas as 30 provincias do Irão, e não só da capital e de certos locais chiques de Teerão, mostrados nas reportagens, onde uma população abastada prefere o "reformista" Moussavi. Eles chegaram á conclusão que as intenções de voto, 3 semanas antes das eleições, eram de 2 para 1 a favor do actual presidente.



http://www.alterinfo.net/Etes-vous-pret-a-la-guerre-contre-l-iran-diabolise_a33454.html





A CIA nas eleições iranianas...






Porquê um tão grande interesse nas eleições iranianas. Aquando de eleições notros países não vemos o mesmo envolvimento mediático. Alguém sabe quem governa a India, que teve eleições recentes? Se é verdade que o papel da mulher é inqualificavel no Irão, não deixa de ser verdade que esta tem mais ou menos as mesmas condições na amiga americana Arábia Saudita. Algum ouviu alguma palavra crítica americana?




Na realidade os Estados Unidos pensam que atacar o Irão é um risco muito grande, nesta região complicada, e que seria mais fácil a destabilização interna, com a colocação de um governo fantoche.




O antigo chefe militar do Paquistão, o General Mirza Aslam Beig, afirmou esta semana que tem na sua posse documentos que provam o envolvimento da CIA, com 400 milhões de Dólares, para a destabilização eleitoral e pós-eleitoral.



http://www.presstv.ir/detail.aspx?id=98200&sectionid=351020401





Admirado?


Não foi assim que a maoiria dos governos da América do Sul nasceram e morreram? Não foi assim que os americanos instalaram o governo fantoche do Shah Reza Pahlavi.


Os USA nunca perdoaram ao Irão ter sido de ter sido o primeiro país do mundo a nacionalizar as suas matérias primas.



O "site" twitter foi largamente utilizado no Irão pelos apoiantes de Moussavi (en inglês!) para divulgar informações sobre os confrontos, com fotos de feridos e mortos. Essas mensagens eram anónimas. O governo americano pediu para a twitter adiar a manutenção do seu "site", programada para essa altura, para não prejudicar a troca de informações...





"Direitos Internacionais" de sentido único...



Ingerência.

Que direito politico ou moral têem os USA, GB, Alemanha , França e até o nosso governo, de declarar que as eleições no Irão foram fraudulentas?



Armas nucleares.


Dizem-nos que o Irão não tem o direito de possuir armas nucleares. Qual é a lei internacional que o permite aos USA, GB, França, China, India, Pakistão ou Israel?



Venda de armas.


O Irão não deve vender armas ao Hamas ou ao Hezbollah. Mas os USA têem o direito das fornecer, entre outros, ao Egipto e a Israel.



http://www.alterinfo.net/Washington-s-ingere-et-demande-a-Twitter-de-maintenir-son-service-en-Iran_a33425.html


http://www.alterinfo.net/La-grande,-internationale,-demoniaque-et-vraiment-effrayante-menace-iranienne_a33411.html



http://www.alterinfo.net/De-Mossadegh-a-Ahmadinejad-La-CIA-et-le-laboratoire-iranien-par-Thierry-Meyssan_a33449.html

Sem comentários:

Enviar um comentário