sexta-feira, 1 de maio de 2009

Gripe Suína: uma gripe que vem mesmo a calhar.



Depois das aves, os porcos. A boa noticia é que, por sorte, o antiviral "Tamiflu" também funciona nesta gr
ipe. Ainda bem, porque temos toneladas desse medicamento e o prazo de validade está a chegar ao fim!






Das aves aos porcos...

Depois do pânico de há meia dúzia de anos com uma gripe aviária que se estava a desenvolver, depois quase a chegar e depois nunca mais chegava; foi-nos dito que não veio mas que um dia viria. Já toda a gente olhava desconfiado para o seu canário de lá de casa. E vai daí, era melhor prevenirmo-nos com um medicamento que poderia combater a doença. Esse medicamento era o "Tamiflu"do qual muitos médicos duvidam da sua real eficácia.

Em mais ou menos 20 anos morreram umas 200 pessoas no mundo devido à gripe das aves. O que muita gente nao faz ideia é que todos os anos morrem de gripe "normal", isto é sazonal, mais de 500 000 indivíduos no mundo.



Um vírus no mínimo estranho...

Este vírus tem de facto caracteristicas bem estranhas:

- Será um misto do da gripe humana, suína e... das aves!?
- Atinge sobretudo adultos jovens, quando o habitual seriam os mais fracos: crianças e idosos.
- É um vírus citadino apesar da sua origem suína. Temos que reconhecer que a enorme metrópole mexicana não é muito frequentada por porcos. Bom, as últimas notícias dizem que terá vindo duma pequena cidade a poucos quilometros de México, Glória, cidade essa que tem várias suiniculturas, uma das quais, americana.
- Os porcos mexicanos continuam de boa saúde.
- A propagação é muito pouco habitual. Em vez de ser por contiguidade, apareceu simultaneamente em vários continentes e em sítios tão distantes como a Nova Zelândia. Claro que existem as ligações aérias, e como tal, o transporte do vírus pode acontecer, mas é muito pouco provável.




Coincidências, coincidências...

- No início de Março deste ano, o gigante farmacêutico Sanofi-Aventis-Pasteur assinava um contracto de um investimento de 100 milhões de Euros para a construcção de uma fábrica que irá produzir vacinas contra a gripe no... México.
- Este contracto foi assinado no dia 9 de Março deste ano durante a visita do Presidente francês Sarkozy. O objectivo será, daqui a 4 anos, a produção de 25 milhões de vacinas por ano para o mercado mexicano.
- Em 2005 numerosos países adquiriram toneladas de "Tamiflu" resultante do alarmismo instigado sobretudo pelos Estados Unidos.
- O prazo de validade do medicamento é de 5 anos. Já fizeram as contas? Este prazo termina agora no início de 2010.
- Muitos países já se questionavam: o que fazer a tantos comprimidos. Deitá-los fora e adquirir novas reservas? Valerá a pena, dado que o surto esperado ainda pode aparecer? Bom, agora já temos a resposta, ai está mais um surto. Sim, vale a pena fazer reservas...
- O "Tamiflu" é um medicamento comercializado pelos laboratórios Roche que compraram a patente à Gilead Science Inc. em 1996.
- O principal acionista e antigo presidente da Gilead é o antigo Secretário da Defesa dos U.S.A, Donald Rumsfeld.
- Bush e a sua equipa propagaram o medo da gripe das aves e organizaram várias equipas de investigação científica para afirmar que o producto de eleição para combater a doença era o "Tamiflu".
- As vendas deste medicamento proporcionaram lucros de milhões de Euros.



E agora... Os "media" estão lançados...

Os "media" controlados pelos grandes grupos financeiros e organizações internacionais ciosas pela nossa saúde, OMS em particular, já nos fizeram saber que poderá haver milhares, milhões, muitos milhões de mortes. Jornais, rádio e televisão todos os dias amplificam o medo.

A primeira pandemia da gripe das aves teve pelo menos 2 objectivos. O enfraquecer a economia chinesa emergente, sendo esta o principal productor de aves e o 4º maior exportador do mundo. Por outro lado, outro grande objectivo foi os benefícios astronómicos da indústria farmacêutica, sendo a Roche a 3ª maior companhia farmacêutica a nível mundial com receitas anuais de 40 mil milhões de Dólares.

Esta nova pandemia irá pelo menos permitir renovar ou até aumentar o stock mundial de "Tamiflu" que actualmente é de 220 milhões de doses. Não dá para todos, mas não se preocupem porque a Roche já disse que poderá vir a produzir, num futuro proximo, mais de 400 milhões de doses por ano!

Mais descansados ainda ficamos ao saber que outros gigantes farmacêuticos também estão atentos e vão aumentar as suas produções. GlaxoSmithKline, com o seu anti-viral "Relenza", é uma delas. A Sanofi e Baxter também estão atentas.

O comércio do medo ainda tem longos e rentáveis anos à sua frente.

Sem comentários:

Enviar um comentário